Coringa: 4 fatos que você não pode ignorar!

Que o Coringa é um dos vilões mais memoráveis de todos os tempos, nós não podemos negar! Grande pesadelo do Batman, o Joker tem seu sorriso maluco e aparência de palhaço como marcas registradas — além de, é claro, torturar e executar suas vítimas da maneira mais sádica e cruel possível.

Será que você sabe tudo sobre este vilão? Continue a leitura e descubra 4 fatos que você não pode ignorar sobre o Coringa!

1. O homem que ri

O Coringa apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1940, no primeiro número da revista do Batman. O personagem foi criado por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robson.

Sua aparência tem similaridades com um palhaço, graças à cara pintada de branco, os cabelos verdes e a boca pintada de vermelho. Sua estética foi inspirada no ator Conrad Veidt, no filme expressionista O Homem Que Ri, de 1928. A semelhança é inconfundível!

2. Capuz Vermelho

Existem diversas versões para a origem real do vilão nos quadrinhos. Não se sabe ao certo como ele chegou à Gotham, quais suas raízes e seu passado. Nem mesmo o nome real do Coringa é citado nas HQs!

Contudo, uma das versões mais difundidas é a seguinte: o personagem era um ladrão, que atuava sob o nome de Capuz Vermelho. Após ser perseguido pelo Batman em uma fábrica de produtos químicos, ele acaba caindo em um tambor venenoso e é daí que vem sua pele esbranquiçada, os cabelos verdes e a insanidade.

3. Requintes de crueldade

A marca registrada dos crimes do palhaço era um gás do riso, que paralisava os nervos de suas vítimas e os fazia rir até a morte. E, por falar em morte, existem indicativos de que ele já matou cerca de 2.000 pessoas. Sem dúvidas, ele é um dos vilões mais sanguinários do universo dos quadrinhos!

Porém, enquanto o Comics Code estava vigente — as normas reguladoras das HQs americanas —, os atos cruéis do Coringa, e também dos outros vilões da história do Batman, foram amenizados. Em 1973, o Code começou a decair e, aí sim, o Joker pôde voltar às suas origens!

4. O Coringa nas telonas

Nos cinemas, o Coringa já foi interpretado por Cesar Romero, Jack Nicholson, Heath Ledger e, mais recentemente, Jared Leto. Na adaptação para as telonas de Batman, de 1989, dirigida pelo Tim Burton, o diretor chegou a considerar Robin Williams para o papel e até a estrela do rock David Bowie! Imagine só!

Além disso, a atuação de Heath Ledger como o vilão é uma das mais incríveis do cinema, resultando até em um Oscar póstumo para o ator. No último longa-metragem que conta com o Coringa, Esquadrão Suicida, Jared Leto canaliza muito bem a loucura do personagem e aparece caracterizado bem diferente dos demais, com tatuagens, cabelo bem penteado e dentes de metal.

Ah! Além dessa série de estrelas na pele do personagem, o ator Mark Hamill — que nunca deixará de ser o Luke Skywalker — deu voz ao Coringa nos desenhos animados do Batman e na série de jogos Batman: Arkham.

E aí, o que achou de saber mais sobre esse vilão inconfundível que é o Coringa? Ficou com vontade de relembrar Star Wars depois dessa última curiosidade? Então, aproveite para saber tudo sobre a história do criador de Star Wars!