5 personagens inesquecíveis de Stan Lee

Todo fã de quadrinhos sabe da importância de Stan Lee para o universo geek. O velhinho simpático que faz pequenas aparições nos filmes — quase como easter eggs! — é responsável pela criação de vários dos nossos personagens preferidos, além de ser uma das mentes que arquitetou o mundo compartilhado dos heróis da Marvel.

Com uma estrela na calçada da fama — muito merecida! — Stan Lee, cujo nome verdadeiro é Stanley Martin Lieber, já criou cerca de 300 personagens e foi o editor mais jovem da Timely Comics, que posteriormente se tornaria a Marvel.

No post de hoje, listamos 5 personagens inesquecíveis do Stan Lee. Continue a leitura!

1. The Destroyer

O The Destroyer é o primeiro personagem criado pelo gênio dos quadrinhos, que estreou em 1941. Sua história está entrelaçada com a Segunda Guerra Mundial.

O personagem é um jornalista americano que estava infiltrado e, acusado de espionagem, é capturado por nazistas e preso em um campo de concentração. Lá, ele conhece um professor alemão que possuía um soro similar ao que criou o Capitão América. Após tomar a substância, o herói consegue escapar do seu confinamento e usa seus poderes para lutar contra os nazistas.

2. Homem de Ferro

Tony Stark é, definitivamente, um dos personagens mais conhecidos da Marvel. O “gênio, filantropo e playboy”, possui uma armadura poderosa e usa suas habilidades para combater todo tipo de inimigo nos Estados Unidos.

Sua primeira aparição nos quadrinhos foi no ano de 1963, e seu sucesso nos cinemas, graças à interpretação do ator Robert Downey Jr., dura até hoje. Stan Lee já fez algumas participações nos primeiros filmes das franquias Homem de Ferro e Os Vingadores. Você conseguiu encontrá-lo?

3. Magneto

O universo que cerca os X-Men é denso, cheio de significados e questões pessoais. Com Magneto, seu grande vilão, não poderia ser diferente. Sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz, com seu superpoder de controlar campos magnéticos e sua ideologia de proteger seu povo — os mutantes —, a história se torna ainda mais significativa e instigante.

Stan Lee, sem dúvida, criou um dos maiores vilões de todos os tempos, tanto dos quadrinhos quanto dos cinemas. É graças a franquias de sucesso, como X-Men, que Stan é o cineasta de maior bilheteria da história. Afinal, ele é um dos fundadores da Marvel Productions LTD., em Hollywood, e leva os créditos de produtor-executivo de quase todos os filmes produzidos por lá!

4. Demolidor

O Demolidor (ou, em inglês, Daredevil) apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1964. O nome real do personagem é Matt Murdock, que segue a linha dos nomes inventados por Stan Lee com iniciais iguais — como Peter Parker, que vamos ver já, já! Segundo ele, isso facilita a memorização.

O justiceiro cego é um dos heróis de Hell’s Kitchen — assim como Jessica Jones — e está na cabeça de todos os fãs da Marvel atualmente graças ao seriado produzido pela Netflix. Logo, logo Os Defensores estão aí!

5. Homem-Aranha

Por último, mas não menos importante, temos Peter Parker. Não há quem não conheça a história do Homem-Aranha, não é mesmo? Esse herói carismático foi criado por Stan Lee, Steve Dikto e Jack Kirby, e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1962.

A origem do personagem é controversa, mas foi influenciada por personagens pulp e ideias previamente concebidas pelos criadores. O Homem-Aranha é um dos grandes responsáveis pelo estouro de popularidade da Marvel, e, no cinema, o jovem herói foi imortalizado pelo ator Tobey Maguire.

E aí, o que achou de saber mais sobre os grandes personagens criados pela mente brilhante de Stan Lee? Aproveite e leia mais sobre o Demolidor!